Integrando o Wabot ao FunnelKit

Instalando o Conector do Wabot no Woocommerce para FunnelKit

Nesse passo a passo você irá aprender a como integrar o Wabot ao FunnelKit.

Iremos levar em consideração que você já conhece lojas Woocommerce e já possui a licença completa do FunnelKit contratada.

Requisitos Mínimos:

  1. Plano Pro ou Plus no Wabot
  2. Loja criada com Woocommerce
  3. FunnelKit
  4. FunnelKit Automations
  5. FunnelKit Automations Connectors

Agora, sabendo que você já possui uma loja configurada com todos os plugins do FunnelKit, vamos ao próximos passos.

Clique no link abaixo e baixe o plugin conector do Wabot:

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Após baixar o plugin, instale na sua loja.

Com o plugin instalado, você irá acessar no menu -> FunnelKit Automations -> Connectors

Irá procurar o Conector “Wabot Plus BR

Clique em “Connect

Terá acesso a essa tela:

  1. Preencha o Token de Acesso
  2. Preencha o ID da instância

Obs: Para encontrar esses dados, acesse o menu WA Perfil -> Selecione a sua conta do WhatsApp -> pronto, terá acesso ao ID da instância e o Token de acesso para realizar as suas integrações, conforme exemplo abaixo:

Copie e cole o ID da instância e Token de acesso e inclua na conexão: (cuide para não inverter os campos)

Após preencher, clique em Connect, se tudo ocorreu bem, verá essa mensagem de sucesso.

Wabot Plus Conectado / Atualizado com Sucesso

Testando o Conector do Wabot no Woocommerce com o FunnelKit

Para testar, você irá acessar FunnelKit Automations -> Automations

  1. Crie uma nova automação com os passos a seguir:
  2. Selecione um modelo de Carrinho Abandonado (Abandoned Cart Reminder Pro)
  3. Clique em Importar
  4. Dê um nome para ele e clique em Criar. Pronto, você terá uma automação criada.
  5. Você terá acesso a um modelo de funil para abandono de Carrinho, perceba que todos os modelos nativos são configurados apenas para disparos por E-mail.
  6. Agora vamos escolher algum ponto do funil para incluir um disparo do whatsapp clicando no + (azul):

Após clicar, terá acesso ao menu:

Clique em “Ação” (Action) se você traduziu o seu FK.

Na Aba ” Mensagens (Messaging)” localize o Wabot Plus e clique na opção “Enviar mensagem” e depois em “Adicionar (Done)”.

Pronto, sua primeira ação do Wabot foi incluída com sucesso.

Ao clicar nela, teremos acesso ao conteúdo da ação para ser configurado:

Obs: Para localizar as merge tags (variáveis) nessa tela, basta clicar no ícone {{..}} do canto superior direito:

Pesquisar por “phone” e localizar as merge tags:

Aqui sempre usamos os campos “billing“, por esse motivo, copiei a merge tag {{cart_billing_phone}}

  1. No Campo Para você irá usar a variável do número do cliente, poderá usar a {{cart_billing_phone}}
  2. Em Tipo, selecione o tipo de mensagem desejada, no exemplo será “Texto
  3. Digite uma mensagem para ser enviada
  4. No campo Enviar mensagem de Teste digite o seu celular para testar o envio e clique em Envie agora.
  5. Se tudo ocorreu bem, você irá receber a mensagem de teste, conforme exemplo abaixo:

Você também salvar essa automação e disparar o gatilho dela para testar o recebimento real do WhatsApp.

Importando Modelos de Automações e Testando

Abaixo irei deixar um modelo de uma automação que usamos para enviar mensagem direto ao whatsapp do cliente através das Notas de Pedidos:

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Após baixar, você precisa descompactar, depois, acessar a página de automações (FunnelKit Automations ➡ Automations) e clicar em “Import” (Importar) selecione a automação na pasta onde você fez o download e importe, Pronto, a automação já está pronta para usar.

Ative a automação, abaixo verá como ela foi configurada:

Usamos o gatilho de “Nota de pedido adicionada“, abrindo ela, configuramos para funcionar apenas com notas de pedido para o Cliente:

Ajuste as opções acima: Executar várias vezes e permitir que entrem novamente.

  1. Para: {{order_billing_phone}}
  2. Tipo: Texto
  3. Conteúdo da mensagem: {{current_order_note}}

Agora, para você testar, basta acessar algum pedido da sua loja.

Após acessar o pedido, vá até a tela direita das Notas do Pedido, altere para “Nota para o cliente“, digite uma mensagem e clique em “Adicionar

Pronto! Seu cliente irá receber uma mensagem direto no seu whatsapp de forma instantânea.

Isso pode ser usado de muitas formas, uma delas, é se você precisa entrar em contato com o cliente, você não precisa anotar seu número de forma manual, salvar no seu celular para depois conversar, simplesmente faça isso e já terá o whatsapp do cliente no seu whatsapp para continuar uma conversa individual se precisar 🤗

Esperamos que esse passo a passo tenha sido útil e tenha ajudado você aprender um pouco mais e ter novas ideias e estratégias.

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Atualizado em 10/09/2024